Domínios

Muito mais quem um nome um domínio é o endereço web do seu site. Maioritáriamente é aquilo que os internautas escrevem na barra de pesquisa para aceder diretamente ao seu site.

Um domínio é único e exclusivo, não pode ser partilhado por diferentes sites, um site = a um dominio.

Por exemplo o nosso domínio é: IRFP.PT

Todos os sites são identificados por um conjunto de números mais vulgarmente conhecidos como endereços IP. Importante sublinhar a necessidade geral da utilização de um endereço IP, o seu computador pessoal também utiliza estes números para se poder conetar ao servidor onde os dados estão localizados.

Um dominio nada mais é que este conjunto de números transcrito para silabas, mais expecificamente palavras ou variações delas. Quando um internauta insere o dominio na barra de enquête o sistema envia automáticamente uma mensagem de consulta para um conjunto de servidores DNS (Domain Name System).

O DNS responde com o endereço IP do servidor de hospedagem do site, tornando-o acessível. Os nomes de dominio são criados porque os endereços IP são muito complexos para serem lembrados. Para que os usuários da internet possam acessar um site, é necessário que este tenha um nome, pois consultado atravez de um endereço IP não seria tão acessivel, embora seja possivel.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.