Sobre

Atualmente, o empreendedorismo e a criação de novas empresas e entidades são opções que muitos jovens, e muitos que já foram jovens, contemplam. Alguns, possivelmente, por não encontrarem no mercado de trabalho empregos onde os seus conhecimentos e competências sejam reconhecidos e financeiramente valorizados; outros por desejarem encontrar na atividade profissional um espaço para a realização pessoal que o empreendorismo pode permitir; outros, ainda, por quererem ser os seus próprios patrões e realizar sonhos e vontades.

Independentemente do motivo específico, o empreendorismo tem despontado pelo Mundo, à medida que mais pessoas estabelecem as suas novas e pequenas empresas. Algumas dessas empresas crescerão para se tornarem nas multinacionais do futuro, outras sucumbirão ao mercado, à concorrência, à falta de capacidade dos empreendedores e às más decisões.

Muitas das novas empresas que vão sendo criadas são na área dos serviços. Podem ser prestadores de cuidados ao domicílio, a crianças ou a idosos; podem envolver a consultoria a empresas, para ajudá-las a cortar nos custos, ou a pessoas, para acompanhá-las nos esforços para emagrecer ou para estenderem a sua vida social. Nos últimos anos, temos vindo a observar o despontar dos mais diversos tipos de serviços, alguns em novos modelos de negócio, muitos suportados no novo canal de distribuição e comunicação que é a internet.

Claro que vender serviços não é tão fácil, mas não necessita de ser extraordinariamente complicado. Há alguns fatores que tornam a prestação de serviços diferente das atividades fabris. Por exemplo, a intangibilidade (não podemos facultar uma amostra de um serviço ao cliente), a inseparabilidade dos serviços daquele que os presta, a dificuldade de manter sempre o mesmo nível de qualidade nos serviços prestados, a impossibilidade de armazenar serviços na ausência de clientes para vender mais tarde quando estes forem captados, a dificuldade de proteger qualquer forma de propriedade intelectual na prestação dos serviços (novos processos, novas técnicas, novos formatos, etc) e a subjetividade na valorização – ou fixação de preços – dos serviços.

Haverá alguns serviços que podem ser mais complicados de vender, como sejam os de engenharia, de arquitetura, de marketing, e consultoria de imagem, entre outros. Estes são casos onde os serviços têm elevado valor incorporado – são baseados no que designamos comummente por “massa cinzenta” -; são geralmente produtos intermédios e é difícil a avaliação dos seus resultados. Por exemplo, não se vê o trabalho de engenharia por detrás de uma obra, não se sabe até que ponto variações positivas nas vendas de uma empresa se devem ao trabalho de marketing político que lhe foi prestado por uma consultora de imagem. Portanto, em muitos casos, os benefícios ou vantagens não são evidentes para o cliente, o que exige ainda mais esforço dos empreendedores que se estabelecem nestas áreas.